top of page
kitnivelweb

O que faz um técnico em Automação e Instrumentação Industrial?


Hoje eu digitei no Google o termo “técnico em automação industrial”. Nada mais, nada menos que 16 milhões e 900 mil resultados. Muita gente interessada, não? A pergunta “o que faz um técnico em automação industrial” também tem uma ocorrência grande em sites de perguntas e respostas.

E isso não é por acaso: a promessa de crescimento do setor é grande, especialmente quando se fala nos segmentos de óleo e gás, de petroquímica, siderurgia e infraestrutura. Os investimentos nesses setores serão maiores nos próximos anos e, sem dúvida, isso vai alavancar o mercado de automação.


Atribuições

Desde a elaboração de desenhos técnicos e diagramas lógicos à calibração de máquinas em campo, o técnico em automação industrial será uma pessoa chave em uma ou mais áreas de plantas industriais, de modo a cuidar do planejamento técnico de seu setor, da execução de projetos e das manutenções preventivas e preditivas. Veja algumas de suas atribuições:

Fazer a elaboração de diagramas lógicos e arquitetura de sistemas; Preparar listas de I/O, elaborar telas em IHM (Interfaces Homem Máquina) e supervisórios; Especificar hardwares de Controladores Lógico-Programáveis (CLPs) e programar neles, configurar redes, comissionar máquinas e realizar start-ups na planta; Atuar em trabalhos de campo: painéis elétricos, partidas de motores; Fazer instalações e manutenção de painéis elétricos e de redes industriais (como a Ethernet); Parametrizar inversores de frequência, soft-starters, transmissores, relés, multimedidores etc. Executar manutenções corretivas elétricas, preditivas e programadas; Operar testes de funcionalidade e elaborar relatórios técnicos.

Na prática, com certeza o trabalho acaba sendo mais abrangente pois, dentro de uma planta, muita coisa pode acontecer.




FONTE: Automação Industrial

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page